Veículos elétricos: conheça a história

Veículos elétricos: conheça a história

Considerados como um marco da mobilidade urbana nos dias de hoje, os veículos elétricos são mais antigos do que os próprios automóveis movidos a gasolina. Por volta de 1828, pesquisadores da Hungria, Países Baixos e dos Estados Unidos já imaginavam modelos motivos a bateria.

 

Todos esses modelos eram totalmente experimentais, já que faltavam a estrutura das cidades, o apoio aos cientistas e até invenções de certas tecnologias. Pra se ter uma ideia, a primeira bateria recarregável do mundo só foi inventada em 1859, pelo francês Gaston Planté.

 

Gaston Planté, 1859
Gustave Trouvé, 1859

O primeiro veículo com motorista e que saiu às ruas foi criado pelo francês Gustave Trouvé, em 1981, exibido em uma feira na época. Mas o avanço mais considerável ocorreu em 1890, quando o químico norte-americano William Morrison desenvolveu uma espécie de vagão eletrificado, com capacidade para seis pessoas e que chegava a 14 km/h.

 

William Morrison, 1890
William Morrison, 1890

Em 1898, a Porsche lançou o P1. O modelo foi redescoberto em um armazém na Áustria, em 2014. Dois anos depois, em 1890, a montadora ainda criou o Semper Vivus, considerado o primeiro híbrido do mundo.

 

Porsche P1, 1898
Porsche P1, 1898

No início do Século XX, quando o automóvel ainda novidade nas ruas, os modelos elétricos atingiram seu ápice e uma frota de 60 taxis movidos a bateria desfilava em Nova Iorque. Inclusive, cerca de 30% dos veículos produzidos nos Estados Unidos eram elétricos.

 

Veículo elétrico em Nova Iorque, em 1991
Veículo elétrico em Nova Iorque, em 1991

Apesar de tanta inovação, a produção em massa de carros a combustível aliada ao forte lobby da indústria do petróleo fizeram os modelos elétricos perderem espaço. Aos poucos, os que sobraram viraram ambulâncias, carros de entrega ou bondes em trilhos.

 

Em 2017, a venda anual de carros elétricos superou a barreira de 1 milhão de unidades pela primeira vez. Depois de tantas ondas passageiras, eles chegaram para ficar.

 

Acompanhando a eletrificação, esses veículos ficam cada vez mais “inteligentes”, agregando câmeras e dispositivos de segurança que permitem uma autonomia e segurança cada vez maior para o condutor e seus passageiros. Visto isso, seus vidros também acompanham este processo de complexidade.

 

A Saint-Gobain Autover Brasil tem como princípio o respeito ao meio ambiente e a redução de seus impactos ambientais. Com o objetivo de diminuir as emissões de poluentes em seus processos logísticos, e seguindo a meta global de redução de CO2 até 2025, a empresa incluiu em sua frota um furgão 100% elétrico.

 

Van elétrica Sekurit Partner
Van elétrica Sekurit Partner

Sendo uma solução sustentável, o furgão elétrico deixa de emitir 34 Toneladas de CO2 a cada ano de uso, o equivalente ao plantio de 230 árvores. A iniciativa sustentável é um de nossos pilares de cuidado com o meio ambiente. Se faz bem para nossos clientes e colaboradores, faz bem para o planeta!

 

 Fontes: Autopapo, Tecmundo e Revista Veja.