Cuidados com o veículo durante uma enchente

Cuidados com o veículo durante uma enchente

Nesta época do ano é muito comum pancadas de chuva devido às altas temperaturas da estação, que caem por volta do final da tarde. Carros são surpreendidos ao voltarem para casa e acabam sendo engolidos por enchentes no caminho, o que pode ocasionar danos severos ao veículo. Em épocas de chuvas fortes fique atento aos horários e ao percurso que irá fazer, para evitar ao máximo circular com o veículo durante as tempestades. Se não for possível, baixe aplicativos que avisem as possibilidades de chuva e os lugares que devem ser evitados.

Foi pego por um alagamento no caminho? Antes de se desesperar verifique a situação do seu automóvel. Caso a água tenha entrado pela porta e encharcado o assoalho, o dano é menor se o carro não possuir muitos componentes eletrônicos como o câmbio automático. Uma lavagem e higienização completa conseguem deixar o veículo livre de outros problemas. Já quando os carros são engolidos por completo pelas águas a situação é mais complexa, mas ainda tem salvação.

 

Cuidados com o veículo durante uma enchente

 

Ao tentar atravessar um alagamento, se o motor estiver funcionando normalmente, este irá aspirar a água que entrou no veículo e com isso provoca um calço hidráulico, quando a água entra nos cilindros e impede o curso dos pistões. Outros componentes também precisam realizar um esforço maior do que deveriam e, assim, acabam deformados. Caso o motor não esteja funcionando, não dê partida para não sugar ainda mais água para dentro dos cilindros e praticamente estragar o motor. 

Após passar por um alagamento o mais indicado é levar o veículo até uma oficina para que um profissional especializado avalie o automóvel e os possíveis danos que a enchente ocasionou.

 

Quer encontrar o partner mais próximo de você? Acesse agora o nosso localizador de lojas! 

 

https://www.sekurit-partner.com.br/lojas