5 dicas para evitar acidentes no trânsito

5 dicas para evitar acidentes no trânsito

Cerca de 90% dos acidentes no trânsito são causados por falhas humanas, decorrência principalmente da falta de atenção de motoristas e pedestres, segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Um dos motivos é que muitos motoristas encaram o ato de dirigir como uma sequência rotineira, se envolvendo em acidentes em trajetos percorridos diariamente.

Nem mesmo o mais responsável condutor está livre de um imprudente ou desatento pedestre cruzar a sua frente. Não existe anjo da guarda ou receita 100% segura para evitar acidentes. A prevenção é a melhor resposta! Usar cinto de segurança, não dirigir alcoolizado, nem usar celular ao volante e respeitar as regras de trânsitos são algumas atitudes para reduzir suas chances de ser surpreendido por situações de risco.

Ultrapassagens

Deixe o veículo da frente se afastar antes de aumentar a potência do seu carro. A segunda medida é dirigir com farol baixo acesso, mesmo durante o dia –pesquisas mostram que essa atitude reduz até 15% as colisões diurnas.

Cruzamentos

Em vez de esperar o sinal verde com o carro em primeira marcha e acelerar no primeiro instante, deixe o câmbio no neutro. Assim, o tempo que você leva para engatar a marcha é suficiente para o caminho ficar livre e evitar que alguém atinja a lateral do seu veículo. Com o sinal verde, atravesse sem pressa e observe os dois lados da via.

Farol alto

Logo que perceber um veículo com farol alto vindo em sua direção, fixe o olhar na faixa branca que delimita a rodovia ou o meio-fio da rua. Esse macete pode amenizar o fechamento da pupila e evita uma cegueira temporária de até 4 segundos.

Pista molhada

Para evitar derrapagens, o recomendado é subir uma marcha. Prefira as faixas mais centrais de avenidas ou estradas, elas costumam acumular menos água, o que reduz as chances de aquaplanagem. Aumente também a distância para o veículo da frente, evitando colisões traseiras.

Travessia de pedestres

Antes de sair de um estacionamento com pouca visibilidade, dê um leve toque na buzina e use o farol baixo. Sempre sinalize mudanças de direção, para que o pedestre avalie melhor se há tempo para atravessar ou não.

Na Rede Sekurit Partner, cada detalhe conta durante a instalação ou reparo do seu vidro para que você possa voltar a dirigir com segurança. São mais de 60 lojas credenciadas pelo país, encontre a sua em www.sekurit-partner.com.br/lojas.